segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Justiça tarda mas NÃO FALHA

Galerinha do FoxWorld, segue aí o que encontrei hoje no TibiaBR sobre um acontecimento muito importante em Quebec no Canadá:

[ Polícia canadense prende hackers especializados em ataques DDoS ] - postado por Anderslash em 25/02/2008
Li no blog Meio Bit que a polícia de Quebec, no Canadá, descobriu e dissolveu uma quadrilha de hackers QUE comandava uma botnet (não confunda com cavebots), rede que os hackers utilizavam para efetuar várias atividades ilícitas, entre elas ataques DDoS. O grupo é responsável por cerca de US$ 44 milhões em danos.

A gente já explicou aqui, mas não custa falar de novo: um ataque DDoS - Distributed Denial of Service, ou Negação de Serviço Distribuída - não é originado apenas de um computador, e sim de uma série de computadores zumbis que disparam ao mesmo tempo pacotes de dados contra a vítima. Um computador pode ser infectado quando o usuário clica em algum link que não deveria, por exemplo uma propaganda indevida ou um programa com software espião embutido. O congestionamento causado pelo ataque em massa é tão grande que o servidor atingido não consegue dar conta de atender a todas as solicitações de seu serviço normal.

Segundo a polícia canadense, essa rede era formada por mais de 100 mil computadores infectados, sendo 39000 na Polônia, 28000 no Brasil e 26000 no México. O restante estava espalhado por cerca de outros 100 países. 17 pessoas com idade entre 17 e 26 anos (sendo 3 menores de idade) foram presas e podem cumprir até 10 anos de pena no xilindró.

Não estou dizendo que essa quadrilha em específico era a responsável pelos ataques DDoS em Tibia, e nem que eles vão parar daqui pra frente. O intuito desse post é mostrar algumas coisas:

- Ataque DDoS é crime. Quem os comandam são os malvados da história. Se quer culpar alguém, culpe os criminosos;
- Qualquer pessoa pode estar infectada sem saber e fazer parte de uma botnet, inclusive você que xinga tanto a CipSoft pelo lag e kick nos servidores;
- Não é fácil lidar com ataques dessa magnitude. Imagine um computador lutando contra centenas de milhares! Por isso o problema é difícil de resolver;
- A CipSoft é a maior interessada em acabar (ou reduzir) com os ataques DDoS. Claro. Eles são os maiores prejudicados. Enquanto você, cliente que pagou 19 euros pela sua PA, está reclamando por não conseguir brincar em um jogo online, a empresa tem seu prejuízo somado na casa dos milhares de euros.

Sabemos que os kicks nos mundos tibianos são um pé no saco, e as pessoas têm razão em ficar revoltadas. Mas criar mais e mais tópicos em nossos forums (e no orkut), culpar os GMs ou os CMs pelo ocorrido não adianta nada. Esbravejar contra a CipSoft? Pff. Estão xingando o grupo errado.

Comentários no Forum:
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=226186

TibiaBR.com

Não quero de modo algum ameaçar ninguém, porém, quero lembrar meus players que quando começaram os ataques, desde lá do primeiro nuker, eu registrei as devidas ocorrências. No Brasil, este procedimento demora, até porque além de ter poucos dados, alguém precisa ficar supervisionando minha conexão com a Internet, demora mas funciona sim!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fox World OFF Server!
uhahauha! nunca vejo essa coisa online